Para refletirmos sobre nossa conivência, como cristãos, com as opressões e autoritarismos de ontem e de hoje. Como cristãos e como Igreja, será que nos deixamos iluminar e orientar pelos valores do Evangelho em nossa luta contra as injustiças e pela construção do Reino? Um belo filme sobre contradições, colaboracionismo e resistência evangélica. ✊👀

“No imaginário nacional contemporâneo, o golpe militar de 1964 marca um mergulho no período conhecido (inclusive nos livros didáticos de hoje) como “os anos de chumbo”. Contrariando esta percepção atualmente mais dominante – mas nem por isso livre de ameaças -, à época, muitos foram os setores da sociedade brasileira a saudar o golpe como uma espécie de salvação para nosso país. Entre estes estiveram diversos grupos religiosos como os protestantes, cujos líderes conservadores propagavam a ideia de que o regime autoritário seria, na verdade, “uma intervenção divina para salvar o Brasil do comunismo”.

Confira “Muros e Pontes: Memória Protestante na ditadura”, documentário lançado em 2014 pelo projeto “Memórias Ecumênicas Protestantes no Brasil”, realizado por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, no âmbito do projeto Marcas da Memória.”

(da descrição no canal do Koinonia)
#DitaduraNuncaMais #ParaNãoEsquecer #ParaQueNãoSeRepita