Treze anos atrás, foi ao ar o site www.diversidadecatolica.com.br. O site veio concretizar o desejo de um grupo inicial de pessoas católicas, LGBT e héteros, de fornecer subsídios e apoio para que outras pessoas católicas LGBT, suas comunidades e toda a Igreja pudessem encontrar caminhos para a conciliação da diversidade sexual e de gênero com a pertença ao catolicismo.
Pouco tempo após o lançamento do site, aquele desejo e inquietação iniciais se tornaram muito mais do que se poderia imaginar. Com o início das reuniões presenciais, no Rio de Janeiro, o Diversidade Católica seria o primeiro coletivo leigo organizado de pessoas católicas LGBT no Brasil – um lugar onde tantos e tantas de nós encontraríamos acolhimento, apoio, amor; um espaço seguro para partilha e vivência das nossas experiências e da nossa fé em comunidade; uma rede de amigos, irmãos e irmãs de caminhada. Com o tempo, o DC veio a ser também o ponto de partida para outros grupos que surgiriam no país nesses treze anos que se passaram – tantos deles, como o primeiro, também batizados de “Diversidade Católica”. Não por acaso, o DC foi o anfitrião do I Encontro Nacional de Católicos LGBT, onde nasceria a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT, que em poucos dias celebrará, por sua vez, seus seis anos de existência.
Nesses treze anos, temos aprendido, a cada encontro, a cada troca, a cada abraço, novamente a sermos Igreja. A cada encontro, a cada troca, a cada abraço, mais uma vez nos convertemos. O DC tem sido inspiração e porto seguro, nosso repouso, nossa morada, o lugar onde aprofundamos nossa fé e nos nutrimos para seguir na luta, no trabalho, na caminhada a que somos chamados e chamadas, comos cristãos e cristãs, e à qual voltamos a nos converter a cada vez que estamos juntos. Na caminhada com nossos irmãos e irmãs do DC, se materializa em nossas vidas o Amor Incompreensível e a Infinita Misericórdia de Deus Pai e Mãe; na amizade que cultivamos ganha corpo em nossas vidas nossa amizade íntima com Jesus; em nossos encontros somos abrasados pelo sopro ardente do Espírito e acalentados pelo abraço amoroso de Maria, nossa Mãe e Mãe de todos e todas. O DC nos lembra continuamente nossa vocação de filhos e filhas também da Igreja, e as dádivas com que contribuímos para a construção do Reino de Justiça e Paz para todas as pessoas.
Longa vida ao Diversidade Católica. Que venham os próximos treze anos!